Máquinas simples
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido.
Comumente, o termo "máquina simples" refere-se às seis máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas:
Alavancas
A força aplicada em pontos de extremidade da alavanca é proporcional à relação do comprimento do braço de alavanca medido entre o fulcro e o ponto da aplicação da força aplicada em cada extremidade da alavanca.A equação fundamental das alavancas é:

onde:
- Fp é a força potente;
- Fr é a força resistente;
- BP é o braço potente; e
- BR é o braço resistente.
tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.Se sua borda for bem estreita ou muito afiada, será necessária aplicação de menos força. Como exemplo, temos: machado, prego, formão
Engrenagem
As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em círculo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular.
Mola
Uma mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica As molas são feitas de arame geralmente tendo como matéria prima mais utilizada o aço temperado.
Polia ou Roldana
A polia ou roldana ou moitão é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas outrora comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada a outra polia de diâmetro igual ou não, a polia realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem.
Roda e Eixo